A Calçada dos Gigantes

A Calçada dos Gigantes

O gigante Finn MacCool, da Irlanda do Norte, queria lutar com o gigante Benandonner, da Escócia, mas não existia um barco que fosse o suficientemente grande para levá-lo através do mar até onde morava o seu oponente. Como MacCool resolveu tal situação ? Ele construiu uma calçada de colunas de pedras ligando os dois lados! O gigante escocês Benandonner aceitou o desafio de lutar com o irlandês Finn MacCool e foi até a Irlanda através da calçada. A esposa de MacCool pecebeu que o escocês era maior que seu marido e espertamente vestiu MacCool como um bebê. Quando Benandonner chegou à Irlanda e viu o "bebê gigante", ficou apavorado pensando que "se o bebê era daquele tamanho, imagina o pai dele!". Dessa forma, Benandonner voltou o mais rapidamente para a Escócia! E para ter certeza de que o irlandês não o perseguiria, o gigante escocês resolveu destruir a calçada enquanto percorria o trajeto de volta à Escócia, deixando apenas as formações hoje em dia conhecidas como "A Calçada dos Gigantes".

A Calçada dos Gigantes


Parece feito à mão...

Durante três séculos, milhares de turistas ouviram essa estória, essa lenda, que explicava a existências dessas interessantes formações rochosas da Irlanda. Mas como efetivamente surgiu esse monumento natural ? A Calçada dos Gigantes fica na costa oeste da Irlanda do Norte, a aproximadamente 100 km a noroeste de Belfast. É formada por muitas, milhares, de colunas verticais com até 6 metros de altura, com perfeita simetria, tendo aproximadamente 40 x 50 cm de diâmetro, com topos planos e forma hexagonal na maioria delas, pois algumas apresentam formas diferenciadas: sete, oito lados... Lembram intensamente as formas dos favos de mel.

The Organ

A Calçada é formada pela "Grande Calçada", que começa na praia, tem forma meio desordenada, sendo que indo em direção ao mar, percebemos que vai ficando nivelada, parecendo uma rua pavimentada. Na maré baixa é possível cominhar vários metros "mar adentro" antes de as pedras sumirem embaixo d'água, em direção à Escócia... As outras partes do monumento, são a "Calçada do Meio" e a "Calçada Pequena", que possuem forma de morro com topos planos.

O "dramático" litoral norte da Irlanda

No litoral dessa parte da Irlanda, existem outras formações do gênero, nomeadas pelos visitantes com nomes como "o Órgão" (suas colunas compridas lembram os tubos do instrumento musical), "Harpa Gigante" (tem colunas arqueadas, como as cordas da harpa), "Tear Gigante", "Caixão Gigante"... Para contrariar a lenda dos gigantes brigões, hoje sabe-se que a Irlanda do Norte fica numa área de calcário compacto e que as atividades vulcânicas de milhares de anos atrás fez a rocha derretida vir para a superfície, e devido à sua composição química, o magma se solidificou nas formas de colunas geométricas características da Calçada dos Gigantes.

O mar e a Calçada dos Gigantes

0 Response to "A Calçada dos Gigantes"

Postar um comentário

owner - online Modetaor - online guest - online offline
Get your own Chat Box! Go Large!

Olá você que gostaria de fazer parte deste blog. Está abrindo vagas para postador(5) e redator(2), se você internauta se interessar estou pronto aqui nos finais de semana. Participe você também deste que pode ser um dos melhores blogs informativos da NET, para isso acesse este link de formulario e deixe um comentario na postagem, atenciosamente Umbreonmaster
Powered by Blogger