As Pirâmides Mexicanas


As Pirâmides Mexicanas

Todo o mundo, ou quase todo o mundo, conhece ou já ouviu falar das famosíssimas pirâmides egípcias. Elas foram cenário de diversos filmes, programas de tv, documentários... e uma delas, a Pirâmide de Quéops, construída há quase cinco mil anos, é a única das sete maravilhas do Mundo Antigo ainda presente na realidade contemporânea. Mas e as pirâmides do México ? Você conhece ? Já ouviu falar ?


Pirâmide das américas

As pirâmides mexicanas (existem outras pirâmidas similares em outros locais nas Américas...) também têm centenas de milhares de anos e são imensas: algumas com mais de 60 metros de altura e 220 metros na base! Mas há duas grandes e básicas diferenças entre as estruturas do antigo Egito e as do México: os monumentos das Américas normalmente não são túmulos, e foram projetados como uma grande elevação de terra, com uma escada, que "sobe" em sua face externa até o ponto mais alto, e um templo construído no topo. Aparentemente a engenharia utilizada nos projetos egípcios foi mais "sofisticada", mas nem por isso as pirâmides mexicanas são menos impressionante! A "Cidade dos Deuses", ou Teotihuacán, na língua náuatle, é o sítio arqueológico de pirâmides mais importante do México, e das Américas também.

Teotihuacán

Ele está localizado a aproximadamente 50 km da Cidade do México, e é um mistério para os pesquisadores. Foi abandonada por seus fundadores mais de 500 anos antes do surgimento dos astecas. Teotihuacán (nome dado pelos astecas quando a encontraram: não se sabe qual era a denominação anterior) é considerado o primeiro centro urbano do Ocidente. Surgido no início da era cristã, julga-se que tenha existido por uns 700 anos, até desaparecer. Em seu auge, lá pelos anos 500 a.C., acredita-se que possuia uma população entre 100 mil e 200 mil habitantes. Teotihuacán é composta por várias construções, sendo que as mais chamativas são a Pirâmide do Sol, que fica localizada no centro da cidade, e a Pirâmide da Lua, localizada no lado norte. Elas têm 63 e 40 metros de altura, respectivamente.

Pirâmide do Sol


Pirâmide da Lua

Não se sabe quase nada sobre Teotihuacán, sua origem, língua, organização social, ou os motivos de seu declínio. Além da "Cidade dos Deuses", existem outras pirâmides, ou vestígios delas, no México. Por exemplo, na Cidade do México, capital do país, bem no centro da metrópole é possível visitar o Templo Principal dos astecas, onde estão localizados as ruínas de uma pirâmide. Já o conjunto de pirâmides mais visitados no México é Chichén Itzá.
Chichén Itzá

Chichén Itzá

Esse sítio arqueológico faz parte das muitas ruínas da região maia, e são os de mais fácil acesso para os visitantes, pois está muito próximo da cidade de Mérida, na península de Yucatán. Em Palenque, os visitantes encontram o complexo de construções maia mais surpreendente: entre as muitas pirâmides e outros monumentos, está o Palácio e Templo das Inscrições, considerado o mais célebre templo de toda Mesoamérica pelo modo como foi arquitetado, e por ser uma exceção na região: é um túmulo.

Templo das Inscrições

Possui internamente uma escadaria "abobadada" e uma magnífica câmara mortuária. Pertenceu ao governador do lugar no sétimo século, Pacal, ou Uoxoc Ahau.


Detalhe com inscrições

Essas são apenas algumas das pirâmides encontradas nas Américas. Existem centenas de outras ruínas no próprio México, na Guatemala e em Honduras. As pirâmides do Egito são mais famosas, mas com certeza vale a pena visitar os monumentos das Américas: são estilos diferentes e que nos impressionam de forma totalmente distintas.

0 Response to "As Pirâmides Mexicanas"

Postar um comentário

owner - online Modetaor - online guest - online offline
Get your own Chat Box! Go Large!

Olá você que gostaria de fazer parte deste blog. Está abrindo vagas para postador(5) e redator(2), se você internauta se interessar estou pronto aqui nos finais de semana. Participe você também deste que pode ser um dos melhores blogs informativos da NET, para isso acesse este link de formulario e deixe um comentario na postagem, atenciosamente Umbreonmaster
Powered by Blogger