Oficiais das Forças Armadas são obrigados a encarar experiencias de sobrevivência na selva todos os meses, são realizados treinamentos específicos para encontrar comida, armar a barraca, auto-defesa contra animais e travessia de rios.
Você me pergunta: "Além do treinamento, qual a diferença entre um oficial das Forças Armadas e você quando o assunto é sobrevivência?"
Além do intenso treinamento de campo e vários manuais com técnicas de sobrevivência na selva os oficiais estão armados, você não estará. Então, chega de enrolação e vamos começar a aprender desde já porque nunca se sabe quando um alien te pegará dormindo e casa e deixará no meio da Selva Amazônica, não é?
Ninguém consegue estar sempre e completamente preparado para um situação de sobrevivência. Se tiver sorte poderá ter acesso a um equipamento de primeiros socorros, a uma espingarda, machado ou faca. Se for esperto terá uma boa chance de acessar o Bloguei novamente, mas, independente da sorte e dos conhecimentos que possa ter encontrar-se subitamente isolado de todo e qualquer ser inteligente é um choque para o ser humano como um todo – Não só emocional e mentalmente, mas também fisicamente e que vai manter você de pé é com certeza a sua vontade de sobreviver.
Em situações de risco o corpo humano tende a duas coisas: Correr ou Lutar. Na Selva você tem metade do tempo normal para tomar esta decisão, se você for pego em uma situação de risco envolvendo animais correr nunca será uma boa alternativa, seria como tentar fugir da polícia dentro de um quartel, os animais conhecem seu habitat. Subir em uma árvore pode dar algum tempo para pensar no caso de animais rastejantes, porém esteja ciente que grande parte dos animais pode ficar dias alí embaixo esperando você cansar ou simplesmente escalar a arvore atras de você. Se encontrar um animal perigoso, siga as regras:
- Não entre em pânico nem faça movimentos bruscos, afaste-se lentamente.
- Não faça nada que leve o animal a sentir-se encurralado ou amedrontado.
- Mantenha o abrigo limpo, sem folhas e com uma fogueira acesa na maior parte do tempo possível.
- Mantenha todos alimentos fora da vista e se possível bem escondidos, enrolados em folhas e amarrados a troncos de arvore longe do acampamento.
- Não coma nem guarde alimentos no abrigo.
- Limite as atividades noturnas, a maioria dos predadores saem para caçar a noite.
- Nunca passe perto de uma ninha, jamais se deixe encontrar entre uma femea e seu filhote.
Para evitar estas situações de risco o mais inteligente é manter os animais afastados de onde você está, uma simples fogueira faz muito bem este serviço. Mas atenção, nunca faça uma fogueira muito grande, pois, quanto maior a fogueira maior o gasto de combustível (Lenha). Se bem feitas e bem posicionadas pequenas fogueiras serão milhões de vezes mais duradouras e úteis. A fumaça da fogueira também pode afastar insetos à sua volta, e acredite, quando se trata de sobrevivência na selva eles são um pé no saco.
O Vídeo a seguir mostra como acender sua fogueira usando dois pedaços de bambu.
Como brinde da postagem, segue um manual em .pdf do Obit com ensinando várias técnicas para se obter fogo.
Você também precisa se Alimentar, e não pense que isto é fácil.
Na selva sua maior preocupação tem de ser voltada a alimentação, Você não terá um prato de comida suculenta a qualquer hora do dia e provavelmente passará muita fome. Se você tem umas gordinhas a mais entenda como um regime forçado.
Conseguir comida na selva se baseia na lei do mais forte. Você tem que matar o que for comer, nínguem vive de alface e grama. É nessa hora que você vai ter que começar a sair do lugar onde limpou e implantou a fogueira para fazer um reconhecimento, o mais interessante é observar os animais que tem por perto, procure pelos que achar mais apetitosos. Você pode tentar acertar pedradas ou galhadas neles mas não acho que seja um técnica muito eficiente. Por isso, seguem alguns vídeos sobre como fazer armadilhas abaixo que você pode usar. São bem simples e com materiais bem rústicos.
- Para apanhar um mamífero que vive em uma árvore oca tente usar uma forquinha, introduza a forquilha na arvore e gire-a sobre seu eixo para que qualquer pele solta se enrosque na mesma.
- Use fumaça para espantar animais de suas tocas.
- Use restos de animais como iscas
- Coloque laços em locais que formam um único meio de passagem (Entre duas rochas por exemplo)
Sendo o segundo vídeo só indicado em casos extremos por se tratar de estrangulamento da presa / comida
(é cruel, mas aceitavel quando a nossa vida está em jogo)
(é cruel, mas aceitavel quando a nossa vida está em jogo)
Nesta tele-aula, você aprendeu que:
- Deve afastar-se de qualquer perigo imediato (Destroços de um avião caído e combustível derramado por exemplo)
- Verifique se tem ferimentos e faça os primeiros socorros.
- Construa um abrigo temporário (Nada mais do que limpar uma área para ficar) afastando-se da natureza ficará mais capaz de pensar com clareza. Acenda uma fogueira imediatamente se estiver muito frio.
- Descanse e descontraia-se até que o choque e a fadiga tenham desaparecido. Não fique muito tempo pensando pois pode escurecer, e a primeira noite na mata nínguem esquece.
- Familiarize-se com o ambiente e avalie a situação tal como a necessidade de alimentos ou água ou a existencia de ferimentos graves ou complicados.
- Prepare-se para sinalizar a sua posição com intervalos regulares, pode usar de espelho para emitir reflexos ou a noite sinais com uma lanterna ou fogueira. Espalhe para-quedas, coletes salva-vidas ou quaisquer outros objetos brilhantes e coloridos que tenha em mão. Construla sinais no solo com forma geométricas.
- Decida entre sair ou ficar onde está, normalmente a melhor opção é ficar e esperar pelo resgate, principalmente se foi vítima de acidente aéreo. Contudo há varias considerações que podem fazer que seja mais necessária ou conviniente deslocar-se, mas tente sempre se orientar pelo ponto onde estava, chamando-o de ponto zero e conseguindo retornar a ele à qualquer momento.
- Construa um acampamento, preferivelmente perto de agua potável.
- Se optar por plantas, sem coza-as e evite comer as que tiverem suco leitoso. Nunca coma cogumelos ou outros fungos.
- Nunca se apresse, não tente vencer a selva pela velocidade pois isto não é possivel.
- Suba em pontos altos para se orientar.
- Se tiver febre, fique parado até que a febre passe e beba muita agua.
- Carrapatos sanguessugas e mosquitos são um perigo real para a saude e segurança. Combata-os com fumaça.
- Evite exaustão pelo calor repondo os lpiquidos perdidos por transpiração. Beba grandes quantidades de agua potavel e se sentir os efeitos do calor descanse à sombra.
- Na dúvida sobre um alimento ser venenoso não coma-o. Na pior das hipóteses experimente uma pequena porção e aguarde duas horas, se não surtir efeito provavelmente não há veneno.
Referências bibliográficas:
Parte do texto foi reproduzido do original:Manual de sobrevivência: Editado para civis e militares.
Agradecemos ao usuário Camus que nos informou a fonte.
0 Response to " "
Postar um comentário