Kratos? Vejam como se encaixa na mitologia grega Parte 2

Continuando agora com a terrível genealogia das divindades gregas, queremos encontrar onde fica Kratos nessa bagunça toda. u_u No jogo ele é pura e simplesmente o filho de Zeus. Ou o filho rejeitado de Zeus. ¬¬ Isso tem certa lógica, visto que é declarada uma profecia onde os filhos dos deuses os destronarão, então tal como Cronos o fez com Urano, Zeus fez com Cronos, e eu imaginava que Atena (Saint Seiya) é que destronaria Zeus. xD
Porém, mesmo havendo essa “feliz coincidência” no jogo, tudo para que Kratos fosse o “escolhido” para trazer a queda de Zeus, para mim ainda é mais interessante as origens reais desse personagem. Ele tinha tudo para ser realmente o substitudo do tal Deus da Guerra, pois sua linhagem o fazia ideal para isso. Vejamos abaixo agora a terceira geração genealógica grega.
Bom, com a imagem acima chego ao ponto onde queria chegar à princípio. Esses são os filhos dos Titãs, sem contar Cronos e Réia. Vejamos quem são, só para relembrar:

Filhos de Céos e Febe:

Leto: Representa o Anoitecer. Foi uma das várias vítimas de Zeus, no que diz respeito a ser enrabixada por ele, e com isso gerou Apolo e Artemis.
Astéria: Representa as estrelas
Atoneteus: Representa os Astros

Filhos de Jápeto e Ásia:

Menécio: Comparado com seus irmãos, Menécio não era tão importante. Ele era conhecido como o “homem vanglorioso”, e possuiu participação ativa na Ilíada.
Prometeu: Seu nome significa “aquele que pensa antes”. Ele foi o responsável por roubar a chama sagrada dos deuses dá-la aos humanos, ensinando-os a usá-la. Em outras palavras ele nos deu o conhecimento, nossa maior virtude. Zeus ficou furioso, e como pagamento resolveu prender Prometeu em um rochedo, onde um abutre vinha todo o dia para comer seu fígado. Como ele era imortal, à noite ele sempre se regenerava, e o abutre voltava no dia seguinte para comer mais seu fígado. Hércules o salvou futuramente. É atribuída à ele a criação do homem através do humus da Terra.
Epimeteu: Seu nome significa “aquele que pensa depois”. Ele foi o responsável por criar todos os animais da Terra, e lhes atribuir suas virtudes. Quando chegou a vez do homem já não haviam mais virtudes, e Epimeteu recorreu à seu irmão Prometeu. A história foi contada acima. u_u Mas Zeus não se contentou em castigar Prometeu. Ele mexeu seus pauzinhos e fez Epimeteu se casar com Pandora, cujo nome significava “a que possui todos os dons”, e propositalmente Zeus fez Pandora abrir a caixa que Epimeteu carregava, com todos os males do mundo que viriam a fazer da vida dos homens o caos que é hoje! Mas Epimeteu e Pandora fecharam a caixa à tempo de deixar um único mal preso dentro da caixa, o mal que consegue pôr fim à esperança. É por isso que dizem que a esperança é a última que morre! xD (Por isso eu tenho fé na humanidade, desde a antiguidade acreditando em conceitos tão bregas e tão importantes quanto este. xD)
Atlas: Um dos titãs que ajudou Cronos a lutar contra Zeus. Como Cronos perdeu, todos os titãs receberam um castigo severo, muitos sendo mandados para o Tártaro. Atlas foi um dos que recebeu um péssimo castigo, o de segurar com os próprios ombros o firmamento. Em poucas palavras, Atlas segura o céu para que ele não caia na Terra. u_u Atlas foi enganado por Hércules, durante seus doze trabalhos. Hércules o convenceu a pegar uma das maçãs do jardim secreto de Hera, passando pelo dragão Ládon, de cem cabeças. Em troca disso Hércules seguraria o firmamento provisoriamente. Atlas então roubou a maçã de Hera, mas não quis voltar a segurar o firmamento para Hércules. O heróico semideus então consegue enganar Atlas novamente, dizendo que precisava ajeitar seus ombro para segurar direito o firmamento, e pede ajuda à Atlas. Quando este se dispõe a ajudar, Hércules lhe rouba a maçã e foge! O_O Algumas versões dizem que Perseu, futuramente, petrificou Atlas com a cabeça de Medusa que ele tinha conquistado, transformando ele no Monte Atlas.

Filhos de Créos e Euríbia

Astreu: Também conhecido como Éolo, é o senhor dos ventos, e possui como filhos os quatro ventos, que irei mostrar mais abaixo.
Palante: Seu nome também significa Pallas, que é a belicosidade. Ou seja, ele representa a capacidade de guerrear, a capacidade de lutar. No post anterior eu o citei quando descrevia Euríbia. Ele se casou com uma Oceânide chamada Estige, e o resultado…
Perises: Tido como Deus da destruição! O-O

Filhos de Hipérion e Téia

Eos: A deusa do amanhecer, cuja função era abrir or portões do céu para a passagem do carro de Helios que carregava o Sol.
Selene: A deusa da Lua, ou a personificação da Lua. Ela é confundida com Artemis e Hécate, mas Artemis representava mais a Luz da Lua, enquanto Hecate tinha mais ligação com a Lua nova. Selene era a personificação de todas as fases da lua.
Helios: O deus do Sol, ou a personificação do Sol. Há uma confusão mitológica nesse ponto. Helios é originalmente o Deus que guiava a carruagem solar com seu chicote, que era puxada por quatro cavalos de fogo, Pírois, Eoo, Éton e Flégon. Apolo foi associado à ele futuramente, chegando os dois a serem interpretados como o mesmo deus. Mas Apolo já era associado com diversas outras qualidades, dentre elas a arte em geral, envolvendo pintura, escultura e principalmente música (Apolo era o líder das Musas), a adivinhação ou poder do oráculo (sendo ele o fundador do principal oráculo da antiguidade, o Oráculo de Delfos), dentre outras qualidades. Helios por outro lado também passou a ser associado com o Colosso de Rodes, uma estátua gigantesca que era uma das sete maravilhas do mundo antigo, que teria sido feito em homenagem à ele pois ele era casado com Rodes, a filha de Poseidon.

Filhos de Astreu e Eos

Só para relembrar o que tá escrito logo alí em cima, Astreu era o mestre dos ventos, e Eos era a deusa do amanhecer. Seus filhos foram os quatro ventos:
Zéfiro: Vento Oeste, a brisa primaveril
Bóreas:Vento Norte, frio e úmido
Nótus: Vento Sul, quente e seco
Eurus: Vento Leste, trás calor e chuva

Filhos de Oceanus e Tétis

Oceanus e Tétis tiveram dois tipos de filhos, os Rios, que totalizavam 3000, e as ninfas oceânidas, que totalizavam quarenta e uma. São citadas apenas as mais importantes, claro.
Rios: Nilo, Erídamo, Alfeu, Estrímon, Istro, Fásis, Aqueloo, Simois, Escamandro, etc. Os rios, junto aos elementos naturais, geraram as Náiades, que eram os riachos.
Náiades: Ninfas Crenéies (Fontes), Ninfas Pegéies (Nascentes), Ninfas Potâmides (Pequenos Rios), Ninfas Limneidas (Lagos, lagoas).
Ninfas Oceânidas: Electra (já citada no post anterior), Dóris, Clímene, Calírroe, Pluto, Europa, Métis, Calipso e Estige.
Finalmente chegamos no divisor de águas, o momento da criação desse monstro! Rsss Agora está explicado de onde veio Pallas, e de onde veio Estige.
Para situá-los, Estige era uma ninfa que ajudou Zeus durante a Titanomaquia, e foi recompensada com uma fonte de águas mágias que desaguava no reino inferior de Hades. Então ela é sim o rio do mundo dos mortos! O_O Pallas por outro lado, como já mencionado, é a personificação da belicosidade, da capacidade de guerrear. A palavra bélico deriva daí. Ambos se casam e têm quatro filhos. São eles:
Niké: Deusa da vitória. Era representada como uma deusa alada, e era uma deusa que tomou partido de Atena, pois ela costumava ficar sobre sua mão direita. Por isso Niké levava Atena à vencer todos seus oponentes. Muitos deuses tentaram tomar Niké da posse de Atena, mas justamente por esta possuir Niké, conseguiu manter-se sua dona. (OBS: A Marca da Nike é feita em homenagem à essa Deusa, só pra quem não sabe. xD Por isso seu símbolo se assemelha à uma asa, em homenagem à deusa alada. Obviamente isso deveria levar todos os que usam chuteiras Niké à obter a vitória… u_u)
Zelo: Deus da Rivalidade (Não sei muito mais sobre ele)
Bias: Talvez o deus que mais se assemelhe à Kratos. Bias era o deus da força. Porém, ele é comumente confundido com outro personagem mitológico de mesmo nome, irmão de Melampo. Por isso não sem muito mais sobre ele também.
Kratos: Finalmente, nasce Kratos. Ele é a personificação do poder. Rivaliza-se com seu irmão, pois poder e força se assemelham. Mas poder é superior à força. Deve-se levar em consideração que força abrange só a capacidade física de vencer a resistência, enquanto poder é aquele que te dá status, capacidade. Quem tem poder pode mandar nos outros com a palavra, com o olhar, ou com sua assinatura. Quem tem força só pode escravisá-los ou matá-los. Portanto, Kratos era, sob este ponto de vista, o mais indicado para susceder Ares, o Deus da Guerra. O primeiro jogo acertou em cheio ao pegar essa característica e nomear o personagem principal de God of War como Kratos! xD Só para ficar claro então, mostro abaixo somente a árvore genealógica de Kratos.

1 Response to "Kratos? Vejam como se encaixa na mitologia grega Parte 2"

  1. é verdade

Postar um comentário

owner - online Modetaor - online guest - online offline
Get your own Chat Box! Go Large!

Olá você que gostaria de fazer parte deste blog. Está abrindo vagas para postador(5) e redator(2), se você internauta se interessar estou pronto aqui nos finais de semana. Participe você também deste que pode ser um dos melhores blogs informativos da NET, para isso acesse este link de formulario e deixe um comentario na postagem, atenciosamente Umbreonmaster
Powered by Blogger