campo elétrico

campo elétrico

=>Introdução - conceitos:
Campo elétrico e o campo de força provocado por cargas elétricas ou por um sistema de cargas, que estão sujeitas a uma força elétrica. Em geral ocorrendo em uma certa região do espaço, chamado de campo elétrico. As grandezas físicas que dão origem aos campos , são chamadas de fontes do campo. Em corpos eletrizados, o campo que é considerado é o elétrico que tem como fonte a carga elétrica. Do ponto de vista físico, o campo elétrico varia com o inverso do quadrado das distancias entre as cargas. O campo elétrico é uniforme, quando numa região ocorrer a mesma, intensidade direção e sentido das linhas de força que estarão espaçadas igualmente. Um campo elétrico pode ser formado no interior das nuvens, entre nuvens, solo e etc. a medida física do campo elétrico ocorre em: Newton (N) ou Coulomb ( C) ou volt/m.

=>Aplicação tecnológica do campo elétrico:
O conhecimento do funcionamento dos campos elétricos geram diversas aplicações na área tecnológica, assim a engenharia, a medicina, o meio ambiente, a informática, entre outros, conhecem os benefícios gerados pela tecnologia que se valem do campo elétrico.

=>Os exemplos são muitos:
Sabemos que o corpo humano é capaz de gerar campos elétricos e que o nosso coração é capaz de gerar correntes elétricas que percorrem o tecido muscular do coração resultando em seu funcionamento. Toda corrente elétrica gera um campo elétrico e uma grandeza vetorial que pode ser captado por aparelhos e transformados em traçados. Esse aparelho que capta e analisa o campo elétrico gerado no coração é o eletrocardiograma, aparelho amplamente utilizado na medicina.
Outro beneficio do campo elétrico para a medicina e a pesquisa biológica e a eletroforese, esse equipamento e capaz de separar moléculas muito pequenas , ou submete -lãs a um campo elétrico. Esse equipamento e amplamente utilizado na analise do sangue com diversas aplicações. Muitos outros equipamentos tecnológicos utilizam o campo elétrico na atividade medica. E uma das mais recentes é a ressonância magnética, que usa campos eletromagnéticos na produção de imagens para o diagnostico de varias doenças.
Outra aplicação tecnológica esta no vasto uso de capacitores. Os capacita dores são dispositivos capazes de armazenar cargas elétricas. O capacitor plano é feito por duas placas planas paralelas com dois terminais. O fato das duas placas serem paralelas faz com que se forme entre elas um CEU. Uma aplicação pratica dos capacitores é o FLASH de uma maquina fotográfica. Os capacitores nesse caso, acumulam energia em campo elétrico para fazer o FLASH disparar. Outras aplicações praticas do campo elétrico são as foto copiadoras, dispositivos de despoluição do ar e para raios.
:!:curiosidade:
A observação que o corpo elétrico humano e capaz de gerar campos elétricos permite o desenvolvimento de uma tecnologia que poderá permitir que o nosso corpo faça parte integrante de uma rede de informática. humam área network que através da tecnologia chamada de ‘’ red tacton’’ utiliza o campo elétrico formado no corpo humano como um ‘meio’ de transmissão rápida e segura utilizando-se de um dispositivo transmissor/receptor red tacton. Assim 2 corpos e 2 computadores poderiam trocar informações através do campo elétrico do corpo dos usuários.

0 Response to "campo elétrico"

Postar um comentário

owner - online Modetaor - online guest - online offline
Get your own Chat Box! Go Large!

Olá você que gostaria de fazer parte deste blog. Está abrindo vagas para postador(5) e redator(2), se você internauta se interessar estou pronto aqui nos finais de semana. Participe você também deste que pode ser um dos melhores blogs informativos da NET, para isso acesse este link de formulario e deixe um comentario na postagem, atenciosamente Umbreonmaster
Powered by Blogger