baixar apostila de ingles basico
ADJETIVOS POSSESSIVOS
Pronomes Pessoais
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Adjetivos Possessivos
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I (eu)
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my (meu, minha)
|
you (você)
|
your (seu, sua)
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he (ele)
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his (dele)
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she (ela)
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her (dela)
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it (ele, ela - para animais)
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its (dele, dela - para animais)
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we (nós)
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our (nosso, nossa)
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you (vocês)
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your (seus, suas)
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they (eles, elas)
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their (deles, delas)
|
O adjetivo possessivo sempre vem seguido de um substantivo.
Ex: my feet /
your car / their house
Ex: His car is a
Chevrolet.
Your office is
big. / Her name is Lucy. / His last
name is Smith.
The lion (it) is in its cage. / Their
house is very big.
O adjetivo possessivo se refere ao possuidor e
não ao objeto possuído.
Ex: Jeff has students. (Jeff tem alunos.)
Peter is his student. (Peter é seu aluno.)
Laura is his student. (Laura é sua aluna.)
"His" é usado tanto para o masculino
quanto para o feminino, pois é referente a Jeff (he).
ARTIGOS
a,an = artigo indefinido (um, uma). O artigo
"a" é usado antes de uma palavra que começa com uma consoante.
Ex: I want a glass of milk. (Eu quero um
copo de leite.)
Antes do "H" pronunciado.
Ex: They have a house in California. (Eles
tem uma casa na Califórnia.)
O "H" de "house" é
pronunciado como em: ha ha ha :-)))
"An" é usado antes de vogais.
Ex: She is an old lady. (Ela é uma senhora
idosa.)
Antes do "H" não pronunciado
Ex: She's an honest person. (Ela é uma pessoa
honesta.)
Exceções:
Ex: a European country / a university (um país
europeu / uma universidade)
Antes de "Y"
A yellow car, a young men (um carro amarelo, um
homem jovem)
Os artigos "a, an" não são usados no
plural.
Ex: She has a friend. She has friends.
"the" = artigo definido (o, a, os,
as), não varia no singular/plural.
Ex: This is the new Multimedia Center
(Este é o novo centro de multimídia).
These are the projects we are working on.
(Estes são os projetos nos nos quais estamos trabalhando.)
"The" não muda no masculino/feminino.
Ex: This is the refrigerator that I want
to have. (Esta é a geladeira que eu quero ter.)
This is the vacuum cleaner that is
advertized in the newspaper. (Este é o aspirador de pó que está anunciado no
jornal.)
O artigo "the" determina posição.
Ex: The car is on the right (side). (O
carro está do lado direito.)
É usado para determinar o começo e o fim.
Ex: In the beginning I am shy, but I
always make many friends in the end. (No começo eu sou tímido, mas no
fim sempre faço muitas amizades.)
Para citar instituições:
Ex: the fire station (O posto de
bombeiros)
Para falar de instrumentos musicais.
Ex: the flute (A flauta)
Não se usa "the" antes de refeições.
Ex: He has breakfast at ten o'clock. (Ele toma
café da manhã às dez horas.
AUXILIARES - "CAN / COULD"
O verbo auxiliar "can" indica a
capacidade de fazer algo, quando é seguido de um verbo no infinitivo.
Ex: They can sing. (Eles sabem cantar.)
É usado sem variação para todas as pessoas,
inclusive na terceira pessoa do singular.
Ex: She can dance. (Ela sabe dançar.)
A forma negativa de can é "cannot",
abreviada "can't".
Ex: We can swim, but we can't play
soccer. (Nós sabemos nadar mas não sabemos jogar futebol.)
Na forma interrogativa, "can" é
colocado antes do sujeito.
Ex: Can Laura play chess? (A Laura sabe
jogar xadrez?)
O passado de "can" é
"could".
Ex: He could read when he was five years
old. (Ele sabia ler quando ele tinha cinco anos de idade.)
A forma negativa é "could not"
abreviada "couldn't".
Ex: Ann couldn't come to class today
because she was sick. (Ann não pôde vir à aula hoje porque estava doente.)
Para pedir um favor usa-se "can
you..?" ou "could you..?"
Ex: Can you open the window, please? (Você
pode abrir a janela por favor?) Could you turn the TV off, please? (Você
poderia desligar a televisão por favor?)
"Can you tell me..?" é usado para
fazer perguntas.
Ex: Can you tell me where the staff
meeting is? (Você pode me dizer aonde é a reunião de funcionários?)
VERBOS AUXILIARES - "TO BE / DO"
Os verbos auxiliares
"do/don't/does/doesn't" formam o Presente Simples interrogativo e
negativo.
"Does/doesn't" = é usado para a
terceira pessoa do singular (he, she, it).
Presente Simples negativo:
I like soccer but I don't like basketball.
(Eu gosto de futebol mas não gosto de basquete.)
Ted doesn't speak Spanish. (Ted não fala
espanhol.)
Presente Simples interrogativo:
Do you like grapes? (Você
gosta de uvas?)
Does she play a musical
instrument? (Ela toca algum instrumento musical?)
O verbo auxiliar "to be" (no presente)
+ o gerúndio do verbo principal = Presente Contínuo
Ex: I'm going to the beach. (Eu estou indo
para praia.)
O verbo auxiliar "to be" (no presente)
+ "not" + o gerúndio do verbo principal = Presente Contínuo Negativo
Presente Contínuo negativo:
Ex: He is not driving fast. (Ele não está
dirigindo em alta velocidade.)
Presente Contínuo interrogativo:
Are you listening to
classical music? (Você está ouvindo música clássica?)
"Did/didn't" formam o Passado Simples
interrogativo e negativo.
Passado Simples interrogativo:
Did they go to school on
Friday? (Eles foram para a escola na sexta-feira?) Did he study? (Ele
estudou?)
Passado Simples negativo:
I didn't travel last summer. (Eu não
viajei no verão passado.) They didn't like the lecture. (Eles não
gostaram da palestra.)
CONJUNÇÕES
"and" = conjunção "e"
Ex: I don't speak Italian and she doesn't
speak English. (Eu não falo Italiano e ela não fala inglês.)
"but" = conjunção "mas,
porém"
Ex: I watched the film but I didn't read
the book. (Eu assisti o filme mas não li o livro.)
"or" = conjunção "ou"
Ex: Are we going to the movies or to the
theater? (Nós vamos ao cinema ou ao teatro?)
"because" = conjunção
"porque"
Ex: He decided to sleep early because he
had a meeting on the next day. (Ele decidiu dormir cedo porque tinha uma
reunião no dia seguinte.)
EXPRESSÕES COM VERBOS AUXILIARES / QUESTION TAGS
"Have you? / "are you" /
"don't you?" = para expressar surpresa, espanto ou admiração.
Ex: I have thought about it a lot. Have you?
What's your opinion?
(Eu pensei muito no assunto. Pensou? Qual é a sua
opinião?)
I'm very sad today. Are You? What
happened?
(Estou muito triste hoje. Está? O que aconteceu?)
I don't care about the way I look. Don't you?
So, why do you exercise so much?
(Eu não me importo com minha aparência. Não?
Então porque você faz tanto exercício?)
Question Tags
Na "question tag", a pessoa que
pergunta pede uma confirmação. A "question tag" é negativa quando a
sentença é afirmativa e vice-versa.
Ex: Jeff is a good looking man, isn't he?
(Jeff é um homem bonito, não é?)
Ex: You speak Spanish, don't you?
(Você fala espanhol, não fala?)
She is a doctor, isn't she? (Ela é
médica, não é?)
They don't have an appointment, do
they? (Eles não tem hora marcada, tem?)
HAVE / HAVE GOT
"To Have / have got" = expressa posse
(ter)
Ex: They have many friends. (Eles tem
muitos amigos.)
"Has" é usado na terceira pessoa do
singular (he, she, it).
Ex: He has a lot of talent. (Ele tem muito
talento.)
Na forma negativa e interrogativa, usa-se o
auxiliar "do".
Ex: Do they have many things to do?
(Eles tem muita coisa para fazer?)
He doesn't have a lot of problems. (Ele
não tem muitos problemas.)
"Have got" é a forma britânica do
verbo (ter). Em inglês americano usa-se "have".
Ex: They have many poems. (Eles tem muitos
poemas.)
I have got many paintings. (Eu tenho
muitas pinturas.)
Formas abreviadas:
I've got many secrets. (Eu tenho muitos
segredos.)
We 've got some musical instruments. (Nós
temos alguns instrumentos musicais.)
Forma interrogativa de "have got":
Ex: Have they got a swimming pool?
(Eles tem uma piscina?)
Afirmativa: They have got a nice house.
(Eles tem uma casa agradável.)
Forma negativa:
Ex: He has not got a lot of problems. (Ele
não tem muitos problemas.)
We have not got a dog. (Nós não temos um
cachorro.)
Forma abreviada negativa:
He hasn't got a lot of doubts. (Ele não
tem muitas dúvidas.)
They haven't got debts. (Eles não tem
dívidas.)
Respostas completas e curtas para
"have":
Ex: Do you have a sweater? (Você tem um
pulôver?)
Yes, I have a sweater. / Yes, I have.
Para "have got":
Have you got a tool kit?
(Você tem um estojo de ferramentas?)
Yes, I've got a tool kit. / Yes, I have.
Atenção:
he's = he is
he's = (he has) got
Ex: Is he a teacher? (Ele é professor?)
Yes, he's a teacher.
Has he got a computer?
(Ele tem um computador?) Yes, he's got a computer.
INFINITIVO / GERÚNDIO
Infinitivo = (to read, to write, to talk...).
Gerúndio = (reading, writing, talking...)
Usa-se o infinitivo após os
verbos:
learn, hope, forget, need, refuse, want, try,
offer, expect, promise, decide, plan.
Ex: She expects to
learn a lot. (Ela espera aprender muito.) They offered to
help them. (Eles ofereceram ajudá-los.)
Usa-se o gerúndio após os
verbos:
finish, have, stop, love, hate, mind, enjoy,
suggest.
Ex: I love travelling.
(Eu adoro viajar.) We stopped smoking. (Nós
paramos de fumar.)
Em alguns casos, tanto o infinitivo quanto o
gerúndio podem ser usados:
We like to
work here. We like working here. (Nós
gostamos de trabalhar aqui.)
Alice prefers to
travel by plane. Alice prefers travelling by
plane. (A Alice prefere viajar de avião.)
Verbos que podem ser usados no infinitivo ou
gerúndio:
like, start, continue, begin, prefer.
Após "would", o verbo é colocado no
infinitivo
Ex: I would like to
go to the club. (Eu gostaria de ir ao clube.)
Would they hate to
live in an apartment? (Será que eles odiariam morar em apartamento?)
PASSADO SIMPLES
"Simple past" = passado
Comparação entre "simple present" e
"simple past"
Simple Present:
I listen to music every day. (Eu escuto
música todos os dias.)
Simple past:
She played the violin yesterday afternoon.
(Ela tocou violino ontem à tarde.)
O "Simple past" regular é formado
acrescentando-se -ed ao final do verbo.
Ex: talk - talked / work - worked / play - played
Quando o verbo regular termina em -e basta
acrescentar o -d.
Ex: love - loved
Quando termina em -y precedido de consoante,
substitui-se o -y por -ied.
Ex: study - studied
Esta regra não é usada quando o -y é
precedido de vogal.
Ex: enjoy - enjoyed
Quando o verbo termina em uma consoante
precedida por apenas uma vogal, dobra-se a consoante final antes de se
acrescentar -ed.
Ex: stop - stopped
O "simple past" não varia de
pessoa para pessoa.
Ex: I organized my schedule. (Eu organizei
meu planejamento.)
He wrote poems . (Ele escreveu
poemas).
Exemplos de verbos irregulares:
Ex: drive - drove / do - did / have - had
I woke up late yesterday. (Eu acordei
tarde ontem.)
She took her kids home. (Ela levou os
filhos dela para casa.)
Para saber o "simple past" de verbos
irregulares é preciso consultar uma tabela específica. As tabelas de verbos
geralmente são da seguinte forma:
Infinitive
|
Simple Past
|
Past Participle
|
begin
|
began
|
begun
|
Nesta lição estamos interessados no "simple
past", o "infinitive" corresponde à forma presente do verbo. O
"past participle" será visto no curso intermediário. Para passar da
forma afirmativa para a negativa no "simple past", utiliza-se o
auxiliar "did" + "not". Quando o verbo auxiliar está no
"simple past" o verbo principal é colocado no infinitivo.
Ex: I played chess last week. / I did
not play poker last week.
Esta regra também é válida para verbos irregulares.
Ex: We spent the weekend in Rio de
Janeiro. / We did not spend the weekend in Salvador.
"Did not" é abreviado para
"didn't".
Ex: They didn't know anything about this.
(Eles não sabiam nada sobre isso.)
No "simple past" interrogativo,
iniciamos a sentença com "did", o verbo principal fica no infinitivo.
Ex: You went home for lunch. / Did
you go home for lunch?
Perguntas com "what",
"where", "why":
What did you do
last Friday? (O que você fez na sexta-feira passada?)
Where did they meet?
(Aonde eles se encontraram?)
Why didn't you go
to the party? (Por que você não foi à festa?)
Verbo "to do" (fazer)
Laura did the homework. (Laura fez a lição
de casa.)
Laura didn't do the shopping.
(Laura não fez as compras.)
Did Laura do the
cleaning? (A Laura fez a faxina?)
Respostas completas e curtas:
Did he do the job? /
Yes, he did the job. / yes, he did.
No, he didn't do the job. / No, he didn't.
O "simple past" do verbo "to
be" é:
I
|
was
|
you
|
were
|
he
|
was
|
she
|
was
|
it
|
was
|
we
|
were
|
you
|
were
|
they
|
were
|
Ex: I was tired. (Eu estava cansada.)
He was busy. (Ele estava ocupado.)
Na forma interrogativa, inverte-se a posição do
verbo com a do sujeito.
Was he handsome?
Was he late?
Respostas completas e curtas
Yes, he was handsome. / Yes, he
was.
No, he wasn't late. / No, he
wasn't.
Tablela do verbo "to be" em sua forma
negativa completa e abreviada:
I was not
|
I wasn't
|
You were not
|
You weren't
|
he was not
|
he wasn't
|
she was not
|
she wasn't
|
it was not
|
it wasn't
|
we were not
|
we weren't
|
you were not
|
you weren't
|
they were not
|
they weren't
|
PERGUNTAS COM PALAVRAS INICIADAS POR WH- / HOW
"What" = qual, que (quando não há
alternativas definidas)
Ex: What is your name? (Qual é o seu
nome?)
What kind of car is that? (Que
tipo de carro é aquele?)
"Which" = que, qual (quando há
alternativas, para a resposta).
Ex: Which do you prefer? The black shirt
or the blue one? (Qual você prefere? A camisa preta ou a azul?)
Quando as alternativas estão na sentença de modo
indireto:
Which hotel did he stay at? (Em
qual hotel ele ficou?)
"How" = "como":
How do you do that? (Como você
faz isso?)
Com um adjetivo ou advérbio, "how"
indica quantidade ou intensidade:
How often do you go to parties? (Quão
freqüentemente você vai à festas?)
How old is your grandfather? (Que
idade tem seu avô?)
How deep is this swimming pool?
(Quão profunda é esta piscina?)
"Where" = aonde
Ex: Where do you live? (Aonde você mora?)
"Why" = Por que (interrogativo)
Ex: Why are you so happy? (Por que você
está tão feliz?)
"Because" = "porque"
afirmativo, usado em respostas.
Ex: Because I got a good grade on the
test. (Porque tirei uma boa nota no teste.)
"Who" = "quem".
Ex: Who is your favorite singer? (Quem é o
seu cantor predileto?)
"Whose" = "de quem".
Ex: Whose car is this? (De quem é este
carro?)
Whose pode vir isolado ou seguido de um
substantivo:
Whose is this? It's mine. (De
quem é isso? É meu.)
Whose pen is this? (De quem é esta
caneta?)
That pen is mine. (Esta caneta é minha.)
PLURAL DOS SUBSTANTIVOS
O plural da maioria dos substantivos é formado
acrescentando-se -s.
Ex: a car - some cars / a cat - some cats
/ a friend - some friends
Os adjetivos não variam no plural:
a beautiful dress - some beautiful
dresses
a big building - some big buildings
an intelligent student - some intelligent
students
Quando o substantivo termina em -s / -sh / -ch /
-x / -o, acrescenta-se -es:
a bus - some buses / a dish
- some dishes / a match - some matches / a box -
some boxes / a potato - some potatoes
Quando o substantivo termina em -y, o
"y" é substituido por -ies:
a baby - some babies
Se o -y for precedido de vogal, basta
acrescentar -s:
a day - some days
Se o substantivo terminar em -f ou -fe, estes
são substituídos por -ves:
a shelf - some shelves / a knife
- some knives
Plural de substantivos irregulares:
man - men / woman - women / child - children /
foot - feet / tooth - teeth / mouse - mice / one sheep - ten sheep / one fish -
many fish / a person - some people
Alguns substantivos são sempre usados no plural:
(a pair of) scissors / (a pair of) glasses / (a
pair of) pants / jeans / shorts
POSSESSIVO COM 'S
Paulo's car. (O carro de Paulo.)
A forma ('s) serve para definir o possuidor,
quando ele é uma pessoa. Porém, quando falamos de coisas ou lugares usamos
(of):
The roof of the house. (O
telhado da casa.)
The capital of Italy. (A
capital da Itália.)
Às vezes é possível omitir o substantivo ao qual
nos referimos.
I was at Maria's house. I was at
Maria's.
This is your coat and that is Peter's coat.
/ This is your coat and that is Peter's.
A forma abreviada de "is" (verbo To
be) também é ('s). Um pouco de atenção fará com que você não confunda estas
duas regras gramaticais.
That's Susan's kite. (That is
Susan's kite.) (Aquela é a pipa de Susan.)
Quando o substantivo que se refere ao
proprietário termina em -s, acrescenta-se apenas o apóstrofe:
This is my relative's house. (Esta é a casa de
meu parente.)
This is my relatives' house. (Esta
é a casa de meus parentes.)
Outros exemplos com substantivos terminados em
-s:
The students' books are very
interesting. (Os livros dos estudantes são muito interessantes.)
He is a great man because of his parents'
love. (Ele é um grande homem devido ao amor dos pais dele.)
PRESENTE SIMPLES E CONTÍNUO
Ex: I write letters. (Eu escrevo cartas.)
O "simple present" -> expressa
hábitos, coisas que acontecem freqüentemente
Ex: I like chocolate cake. / The Shopping
Center opens at 10 o'clock.
Exemplos de "simple present" +
advérbios de freqüência:
Ex: always - sempre / never - nunca / often -
freqüentemente / sometimes - às vezes
Ex: He always travels on the weekend. /
They never go to the park in the mornings. / I often do computer
work. She sometimes goes to the club.
Geralmente o advérbio de freqüência vem antes do
verbo. O verbo varia na terceira pessoa do singular (he, she, it),
acrescentando-se -s:
I
|
walk
|
you
|
walk
|
he
|
walks
|
she
|
walks
|
it
|
walks
|
we
|
walk
|
you
|
walk
|
they
|
walk
|
Exceções:
Se o verbo termina em -ch, -sh, -s, -o,
acrescenta-se -es.
Ex: we watch - it watches / I wash - he
washes / you pass - she passes / they do - she does
Se o verbo termina em -y, substituimos o -y por
-ies.
Ex: we study - she studies
Mas se o verbo termina em -y, e antes dele vem
uma vogal, basta acrescentar -s.
Ex: I enjoy - he enjoys
O verbo "to have" é uma exceção:
I
|
have
|
you
|
have
|
he
|
has
|
she
|
has
|
it
|
has
|
we
|
have
|
you
|
have
|
they
|
have
|
Na forma negativa do "simple present"
se usa o auxiliar "do" + o negativo "not".
Ex: They do not like liver. (Eles não
gostam de fígado.)
"Do not" = "don't"
(Abreviação)
Ex: I do not know the answer. I don't
know the answer.
Na terceira pessoa do singular, o auxiliar
"do" varia; é "does". Quando o auxiliar "does" é
usado, o verbo principal fica no infinitivo.
Ex: She does not speak Japanese very well.
(Ela não fala japonês muito bem.)
"Does not" = "doesn't"
(Abreviação)
Ex: He doesn't like to read. / This TV
always breaks. It doesn't work well.
Ele não gosta de ler. / Esta TV sempre quebra. Ela
não funciona direito.
O verbo "to do" significa (fazer)
quando é o verbo principal. Ele pode aparecer duas vezes na mesma sentença,
como verbo auxiliar e como verbo principal.
They do their job every day. (Eles fazem o
trabalho deles todos os dias.)
They don't do the same thing every year.
(Eles não fazem a mesma coisa todo ano.)
She does many things at the same time.
(Ela faz muitas coisas ao mesmo tempo.)
She doesn't do one thing at a time. (Ela
não faz uma coisa de cada vez.)
Na forma interrogativa do "simple
present" usa-se o auxiliar "do" no começo da sentença.
Ex: Do they like to go to
the movies? (Eles gostam de ir ao cinema?)
Does she always paint on
Wednesdays? (Ela sempre pinta às quartas-feiras?)
Respostas completas e curtas:
Ex: Yes, they like to go to the movies. / Yes,
they do.
No, they don't like to go to the movies. / No,
they don't.
Yes, she always paints on Wednesdays. / yes, she
does.
No, she doesn't always paint on Wednesdays. / No,
she doesn't.
O "present continuous" é formado pelo
verbo "to be" no presente (infinitivo) + gerúndio do verbo principal.
Ex: I'm writing in English. (Eu estou
escrevendo em inglês.)
O gerúndio é formado acrescentando-se -ing ao
final do verbo.
Infinitivo
|
Gerúndio
(em inglês) |
Gerúndio
(em português) |
laugh
|
laughing
|
rindo
|
Exemplo:
He is laughing. They are smiling.
O "present continuous" = descreve
ações que estão acontecendo no momento em que se fala. Forma afirmativa
abreviada:
He's laughing. They're smiling.
Forma negativa abreviada:
He's not/he isn't laughing. / They're
not/they aren't smiling.
GRAFIA - Quando o verbo termina em -e, retira-se
o -e final e se acrescenta -ing.
Ex: smoke - smoking
Quando o verbo termina em consoante precedida de
uma vogal, dobra-se a consoante final:
run - running
Exceções:
lie - lying / die - dying
Na forma interrogativa, inverte-se a posição do
verbo auxiliar "to be":
We are studying. / Are we
studying? / They are going home. / Are they going home?
Respostas completas e curtas:
Yes, we are studying. / Yes, we are. / No, we are
not/we aren't studying.
"What, where, when, why" são colocados
no começo da sentença, em perguntas. Exemplo:
Why are you asking me that? (Por que você
está me perguntando isso?)
Resposta:
Because I'm interested. (Por que eu estou interessado/a.)
Alguns verbos não são usados no
"present continuous":
want - querer / need - precisar / mean -
significar / forget - esquecer / like - gostar / prefer - preferir / understand
- entender / love - amar / depend - depender / believe - acreditar / hate -
odiar / know - saber-conhecer / remember - lembrar
O gerúndio é usado após os verbos:
finish - terminar / stop - parar / mind -
importar-se com / suggest - sugerir / hate - odiar / love - amar / enjoy -
desfrutar
Ex: Do you mind turning the radio down,
please? (Você se importa em abaixar o volume do rádio por favor?)
PRONOMES
Os pronomes pessoais são:
I
|
eu
|
you
|
tu, você
|
he
|
ele
|
she
|
ela
|
it
|
ele, ela, (neutro)
|
we
|
nós
|
you
|
vós, vocês
|
they
|
eles, elas
|
"You" é usado no singular e no plural.
O verbo "to be" = ser ou estar. "Simple present" do verbo
"to be":
I am
|
eu sou/estou
|
you are
|
tu és/estás
|
he is
|
ele é/está
|
she is
|
ela é/está
|
it is
|
ele, ela (neutro) é/está
|
we are
|
nós somos/estamos
|
you are
|
vós sois/estais
|
they are
|
eles são/estão
|
Ex: I am a teacher. (Eu sou professora.)
He is a doctor. (Ele é médico.)
She is at home. (Ela está em
casa.)
We are together. (Nós estamos
juntos.)
Forma abreviada:
I am
|
I'm
|
you are
|
you're
|
he is
|
he's
|
she is
|
she's
|
it is
|
it's
|
we are
|
we're
|
you are
|
you're
|
they are
|
they're
|
Ex: I'm here. (Eu estou aqui.)
You're there. (Você está aí.)
They're friends. (Eles são amigos.)
The dog is white. It's beautiful. (O
cachorro é branco. É lindo.)
Formas negativas completas e abreviadas:
Forma Completa
|
Abreviada (Britânica)
|
Abreviada (Americana)
|
I am not
|
I'm not
|
I'm not
|
you are not
|
you aren't
|
you're not
|
he is not
|
he isn't
|
he's not
|
she is not
|
she isn't
|
she's not
|
it is not
|
it isn't
|
it's not
|
we are not
|
we aren't
|
we're not
|
you are not
|
you aren't
|
you're not
|
they are not
|
they aren't
|
they're not
|
Ex: They're not travelling. (Eles não
estão viajando.)
She's not Spanish. (Ela não é
espanhola.)
O pronome "I" é sempre escrito com
letra maiúscula. O plural de "he" e "she" é
"they". O pronome neutro "it" é usado para referir-se a
coisas, animais, fenômenos da natureza e seres inanimados. O plural de
"it" é "they".
Os pronomes demonstrativos são: "this,
that, these, those".
"This" = este, esta, isto.
Ex: This is a good car. (Este é um bom
carro.)
This is an old house. (Esta é
uma casa velha.)
This is music! (Isto é música!)
"This" é usado quando o objeto está
próximo da pessoa que fala. O plural de "this" é "these".
Ex: These pants are unique. (Este par de
calças é original.)
"That" = aquele, aquela, aquilo.
Ex: That was a wonderful day. (Aquele foi
um dia maravilhoso.)
That is the building I was
talking about. (Aquele é o prédio do qual eu estava falando.)
That is correct. (Aquilo está
certo.)
A forma abreviada de "that is" =
"that's".
Ex: That's fantastic!
Usa-se "that" quando o objeto está
longe da pessoa que fala. O plural de "that" é "those".
Ex: Those people are engineers. (Aquelas
pessoas são engenheiros.)
Those books are very interesting.
(Aqueles livros são muito interessantes.)
Those sailors are tired. (Aqueles
marinheiros estão cansados.)
Pronomes pessoais e pronomes objeto:
Pronomes
Pessoais |
Pronomes
objeto |
I (eu)
|
me (me, mim, comigo)
|
you (você)
|
you (te, ti, contigo)
|
he (ele)
|
him (o, lhe, ele)
|
she (ela)
|
her (a, lhe, ela)
|
it (ele,ela neutro)
|
it (o/a, lhe, ele/ela)
|
we (nós)
|
us (nos, conosco)
|
you (vós)
|
you (vos, convosco)
|
they (eles,elas)
|
them (os/as, lhes, eles/elas)
|
Ex: Lucy and Laura are going to the beach.
I'm going with them. (Lucy e Laura vão para a praia. Eu vou com elas.)
I'm having lunch with Peter.
Do you want to come with us? (Eu vou almoçar com Peter. Você quer vir
conosco?)
Usa-se "it" para objetos.
Ex: I have a bicycle. I go to many places
with it. (Eu tenho uma bicicleta. Eu vou a muitos lugares com ela.)
"Them" é usado no plural, para pessoas
e coisas.
Ex: I have friends. I talk to them
a lot. (Eu tenho amigos. Eu converso muito com eles.)
The animals are in the zoo. A person stays
with them. (Os animais estão no zoológico. Uma pessoa fica com eles.)
Tabela dos pronomes possessivos e adjetivos
possessivos:
Adjetivos Possessivos
|
Pronomes Possessivos
|
Tradução
|
my
|
mine
|
meu(s), minha(s)
|
your
|
yours
|
teu(s), tua(s)
|
his
|
his
|
seu(s), sua(s)
|
her
|
hers
|
seu(s), sua(s)
|
its
|
its
|
seu(s), sua(s) neutro
|
our
|
ours
|
nosso(s), nossa(s)
|
your
|
yours
|
vosso(s), vossa(s)
|
their
|
theirs
|
seu(s), sua(s)
|
Os adjetivos possessivos são seguidos de
substantivo.
Ex: I drive my car. (Eu dirijo o
meu carro.)
Os pronomes possessivos não são seguidos
de substantivo:
She drives hers. (Ela dirije o dela.)
Os possessivos concordam com o possuidor:
I like my job very
much. Lisa likes hers, too.
Os pronomes reflexivos = para falar de uma ação
que recai sobre o próprio agente.
Robert looked at himself in
the mirror.(Roberto olhou-se no espelho.)
Tabela dos pronomes reflexivos:
Pronomes
Pessoais |
Pronomes Reflexivos
|
I
|
myself (me; eu mesmo)
|
you
|
yourself (te; tu mesmo)
|
she
|
herself (se; ela mesma)
|
it
|
itself (se; ele/ela mesmo(a) neutro)
|
we
|
ourselves (nos; nós mesmos)
|
you
|
yourselves (vos; vós mesmos)
|
they
|
themselves (se; eles/elas mesmos(as))
|
"Yourself" = (singular),
"yourselves" = (plural). A expressão "by
yourself/myself/ourselves..." = sozinho(s).
Ex: She was by herself. (Ela estava
sozinha).
Observe a diferença entre estes dois exemplos:
We looked at ourselves
in the mirror. (Nós nos olhamos no espelho.)
We looked at each other.
(Nós olhamos um para o outro.)
SUBSTANTIVOS CONTÁVEIS E INCONTÁVEIS
O artigo indefinido "a,an" vem antes
dos substantivos contáveis, no singular.
Ex: a boy.
Quando um substantivo contável está no plural,
pode ser precedido por "some" = "alguns, algumas".
Ex: I have some pictures. (Eu tenho
algumas fotografias.)
Os substantivos incontáveis não são usados no
plural. Eles podem ser precedidos por "some" = "algum, alguma,
um pouco de".
Ex: He needs some help. (Ele precisa de
ajuda.)
"Some" aparece em sentenças
afirmativas, no singular e no plural:
There is some cheese in the
larder. (Há um pouco de queijo na despensa.)
There are some children
playing in the garden. (Há algumas crianças brincando no jardim.)
Usa-se "any" em sentenças negativas:
There isn't any milk!
(Não há leite!)
There aren't any cars
parked in the garage. (Não há carros estacionados na garagem.)
Usa-se "any" em perguntas:
Are there any games for us to play, on
the computer? (Há jogos para jogarmos no computador?)
Is there any way to make this easier?
(Há alguma maneira de tornar isto mais fácil?)
Exemplos com "some" e "any":
I don't have any CDs, but Alice has
some. (Eu não tenho nenhum CD, mas Alice tem alguns.)
I'm taking some pictures but Jeff isn't
taking any. (Eu estou tirando algumas fotos mas Jeff não está tirando
nenhuma.)
"Some" é usado em perguntas quando
estamos oferecendo alguma coisa:
Would you like some tea?
(Você gostaria de um pouco de chá?)
Alguns substantivos podem ser contáveis e
incontáveis:
a cake = um bolo
some cakes = alguns bolos
some cake = um pouco de bolo
Exemplos de substantivos incontáveis:
bread, weather, information, advice, hair,
furniture, paper, news.
"A lot", "much" e
"many" são usados para relatar quantidades. "Much" = muito,
é usado com substantivos incontáveis.
Ex: They don't have much food. (Eles não
tem muita comida.)
"Many" = muitos, muitas. É usado com
substantivos contáveis.
Ex: There are many movie theaters in town.
(Há muitos cinemas na cidade.)
"A lot of" é usado no singular/plural,
com substantivos contáveis ou incontáveis, substituindo "much" ou
"many".
Ex: They don't have much patience.
They don't have a lot of patience. (Eles
não tem muita paciência.)
There are many people in São Paulo.
There are a lot of people in São Paulo.
(Há muitas pessoas em São Paulo.)
THERE IS / THERE ARE
There is / there are = haver, existir
Ex: There is a man standing next to the
bus. (Há um homen de pé ao lado do ônibus.)
There are many people who like coming
here. (Há muitas pessoas que gostam de vir aqui.)
There is a lot of furniture to be
sold. (Há muita mobília para ser vendida.)
"There is" = "there's"
(Abreviação)
Ex: There's not much to say about this.
(Não há muito o que se dizer sobre isto.)
O plural de "there is" é "there
are". Na forma interrogativa o verbo auxiliar "To be" fica no
início da sentença.
Is there someone here to answer the
phone? (Há alguém aqui para atender o telefone?)
Are there many ways of going to the
airport from here? (Há muitos modos para ir ao aeroporto daqui?)
Respostas completas e curtas:
Yes, there is someone here to answer the phone. /
Yes, there is.
No, there is no one here to answer the phone. /
No, there isn't.
Yes, there are many ways of going to the airport
from here. / yes, there are.
No, there aren't many ways of going to the
airport from here. / No, there aren't.
Observe a diferença entre "there is",
there are", "it is", "they are":
There is a person in the room. It
is Peter. (Há uma pessoa na sala. É Peter.)
There are many people in the living
room. They are engineers. (Há muitas pessoas na sala de estar. Eles são
engenheiros.)
WOULD YOU LIKE..?
Usa-se "would you like..." para
oferecer alguma coisa.
Ex: Would you like a cup of tea? = Do you
want a cup of tea? (Você gostaria de uma xícara de chá?)
Para fazer um convite:
Ex: Would you like to go to the movies?
(Você gostaria de ir ao cinema?)
Usa-se "I would like..." = "I'd
like..." (Abreviação), para pedir alguma coisa.
Ex: I would like to go out tonight. = I'd
like to go out tonight. (Eu gostaria de sair hoje à noite.)
Observe a diferença:
I like chocolate. (Eu gosto de
chocolate.)
I would like some chocolate. (Eu
gostaria de um pouco de chocolate.)
Do you like classical music? (Você
gosta de música clássica?)
Would you like to listen to some classical
music? (Você gostaria de ouvir um pouco de música clássica?)
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